Voltar para Bibliotheca

Aequanimitas

A Mentoria Coletiva da Osler

O período de preparação para residência, somado ao contexto de recém formado, traz sentimentos angustiantes. A incerteza é enorme, e qualquer coisa vira motivo para desencadear crises de ansiedade. Você não está sozinho, é um sentimento comum entre os que trilham o mesmo caminho.

Osler já falava sobre isso, há mais de 100 anos. Ele sabia que o jovem médico era exposto a pressões intelectuais, trabalhistas e financeiras. Sabia o quanto isso era prejudicial, e mais que tudo, entendia que são sentimentos difíceis de contornar.

A solução, para Osler, era cultivar duas características: a imperturbabilidade e a equanimidade.

“Imperturbabilidade significa calma e presença de espírito em todas as circunstâncias, tranquilidade em meio à tempestade, clareza de julgamento em momentos de perigo, imobilidade, impassividade ou, para usar uma palavra antiga e expressiva, fleuma.”

Aequanimitas (equanimidade) dá nome à mentoria coletiva da Osler. O termo foi escolhido pelo significado de manter as emoções equânimes. Definida como o equivalente mental da imperturbabilidade.

Osler escolhe a palavra cultivar, porque ele sabia que aquisição não é fácil, e só podem ser adquiridas através da experiência e de um conhecimento profundo da medicina.

A ideia da mentoria Aequanimitas é que você entre em contato com alunos e médicos de excelência. Pessoas que estão passando ou já passaram pelo mesmo período, e que consiga aprender um pouco como elas se organizam, quais são as dicas de estudos que fizeram diferença para cada uma, como é a residência médica de diversas especialidades. Tudo para te trazer a experiência necessária para você desenvolver a equanimidade.

image.png

A História da logo da Aequanimitas

Aqui temos uma das maiores curiosidades da Osler, que só você que está lendo esse texto saberá. A logo da Aequanimitas.

A tipografia foi "fácil" de resolver, é a mesma utilizada no ensaio original da Aequanimitas.

Mas a logo visual da mentoria precisava representar equanimidade, racionalidade… E no ensaio Aequanimitas, Osler destaca que o jovem que expressa a ansiedade e o medo em seu rosto não tem seus centros medulares sob o mais alto controle.

image.png

Logicamente, queríamos colocar algo relacionado ao bulbo, mas as opções não ficaram tão legais. E eis que, em meio a pesquisas obsessivas sobre William Osler, encontramos o cérebro de William Osler.

image.png

Ou seja, a logo da Aequanimitas é um cérebro, representa racionalidade, equanimidade, e imperturbabilidade. Mas não é qualquer cérebro, é o do próprio William Osler.

image.png