Estudar por meio de questões de provas antigas é uma prática comum e já consolidada entre os aprovados. É a melhor forma de ver como um conteúdo é cobrado em provas.
Mas não dá para sair fazendo questões enlouquecidamente sem aprender com elas. É perder tempo em um ano que tudo já vira motivo para atraso.
Vamos ver como é o qBank da Osler, as formas de estudo e como utilizá-lo de forma inteligente.
O qBank da Osler
Granularizado por tema
São mais de 40.000 questões comentadas de instituições de todo o Brasil.
Quer estudar especificamente Amenorreia Primária sem ter que passar por toda a Ginecologia para isso? Assim como nos flashcards, todas as questões são classificadas de acordo com a área, temas e subtemas. Isso garante que você possa escolher exatamente o que quer estudar.

Filtre por instituição
Através do qBank você consegue filtrar apenas as instituições que deseja, selecionando inclusive o ano da questão. Além disso, é possível salvar o filtro para que você não precise procurar novamente quando for estudar.

Provas na íntegra
Selecione a prova de residência que você quer prestar e faça a prova inteira para medir o seu desempenho.
Você pode fazer a prova de várias formas, veja a imagem abaixo, mas o destaque é a função simulado, em que as repostas da prova só aparecem no final.

Listas personalizadas
Você precisa facilitar tudo o que puder para diminuir a fadiga da escolha. Se você tiver que procurar um material de estudo sempre que for começar a estudar, você não vai.
Vamos supor que você tenha uma prova de pediatria no ciclo clínico. Os temas para essa prova serão: Reanimação neonatal, Icterícia neonatal e Triagem neonatal.
Com a função listas, você pode selecionar apenas esses temas, e criar um bloco de questões para resolver, sem que tenha que selecionar todos os temas todas as vezes que for estudar.

Como aprender com questões?
Passamos pelas principais funções do qBank da Osler. Mas do que vale tudo isso se você não souber o que fazer para aprender através das questões feitas? O que acontece quando você erra uma questão? Errou porque não sabia mesmo ou por alguma distração? Ou quando acerta facilmente?
Foi pensando nisso que estruturamos o aprendizado por questões. Vamos explicar abaixo.
Precisa de um sistema de classificação
Assim como nos flashcards, você precisa classificar a questão. Porém, aqui, não é útil para o aprendizado classificar a questão em fácil, normal ou difícil. Não queremos rever a mesma questão de tempos em tempos, é perda de tempo e você acaba apenas decorando a resposta.
Por isso, o melhor é classificar quanto ao acerto ou erro.
E aqui temos o primeiro problema. Nem tudo que você acerta é porque você sabia, não se engane. E nem tudo que você erra, é porque realmente não sabia.
Então, elaboramos uma classificação mais justa. Se você acertou, foi por acaso ou porque sabia? E se errou, foi por distração ou porque realmente não sabia?

Essa classificação é o ponto chave para a revisão e o aprendizado através das questões.
Aprenda com os erros
Através da classificação das questões, temos a nossa primeira triagem feita.
As questões que você acertou com segurança não precisam ser revistas. Você já acertou, não tem que decorar a resposta, e se for para revisar o tema que seja através de novas questões ou dos próprios flashcards.
Agora, as questões que você errou (seja por conceito ou por distração) e as que acertou por acaso, precisam ser revistas. Mas o objetivo também não é te fazer revisar de forma espaçada até você decorar a resposta. Isso não funciona e pior, fará você acumular milhares de questões para a revisão. O que fazer?
Apresentamos o Caderno de erros.

É através dele que conseguimos ver todas as questões que erramos ou que acertamos por acaso. Todas separadas por temas e classificadas quanto a quantidade de revisões pendentes, total de questões respondidas, taxa de acerto, dias sem contato e incidência do tema em provas.
Ali, você consegue abrir a questão no modo consulta, ler, pesquisar, entender o que errou e até fazer uma anotação na própria questão.

As questões que entram no Caderno de erros, ficarão disponíveis para a revisão após 7 dias do primeiro contato. É o tempo para você estudá-la.
Quando aparecer novamente, se você acertar com segurança, a questão sai do caderno de erros e você não a vê mais.
O Caderno de Erros tem mais algumas funções que permitem que ele seja uma ferramenta poderosa na análise de bancas de residência médica. Leia mais aqui.
Aprenda a fazer prova
Nosso sistema de questões é altamente responsivo.
Através dele você consegue grifar trechos do enunciado, descartar alternativas erradas… tudo para que você encontre o seu jeito de fazer provas.
Além disso, os comentários das questões buscam não apenas mostrar o que está errado, mas também retomar o conteúdo aprendido nos decks, com um comentário geral e a explicação de cada alternativa.

Conclusão
Tentar aprender através de questões pode se tornar um pesadelo se você não souber como fazer. Facilmente, você acumula milhares de questões para revisar e, muitas vezes, de forma inútil.
A forma que a Osler estrutura o aprendizado por questões é fruto de experiências frustradas, anos de tentativa e erro, feito por quem já sofreu na pele o mesmo que todo aluno em fase de preparação sofre.
Acesse o nosso site, use o cupom BIBLIOTHECA, e venha ter mais segurança na hora de resolver questões.